Acertando no Casaco

Comprar o casaco perfeito pode parecer tarefa simples quando o orçamento está cooperando, no entanto tal escolha não depende apenas de grife, do desconto ou do seu design para se acertar. Caimento e adequação às suas formas são fatores essenciais para a escolha – fatores os quais são geralmente esquecidos ou deixados de lado.

Não há como negar que a aquisição de um casaco, seja ele blazer, japona, capa, perfecto ou trench-coat, é muito mais complicada do que a compra de um vestido ou uma calça porque o volume de detalhes a se analisar é um tanto quanto maior e mais complicado. O lado bom?! Existem algumas adaptações ou consertos que facilitam muito o resultado final.

Observe quatro detalhes: comprimento, caimento, corte e textura. No primeiro caso o comprimento deve ser aquele que mais favorece sua silhueta ou mesmo aquele que seja mais condizente com o estilo da peça – podendo ir desde os mais curtos aos mais longos, tendo em mente que o comprimento padrão é aquele que termina logo no começo da linha dos quadris. Já o caimento vai bem da qualidade da peça, estando atado à questão da costura e do material – sem deixar de lado a mão de obra que deve ser qualificada. O corte é outro fator muito importante, estando ligado à tendências e também a gosto pessoal; mas vale lembrar que uma peça acinturada sempre valoriza mais a silhueta feminina, de forma a deixá-la mais voluptuosa. Quanto a textura atente-se ao tecido que compõem a peça, podendo ser desde um casaco mais levinho e fininho à um bem grosso – sendo que no primeiro caso ele não agrega peso visual e no segundo o resultado é contrário.

E entre essas características, detalhes, quais são plausíveis de adaptações?! É possível encurtar a manga, o comprimento do casaco, ajustar um pouquinho lateralmente ou mesmo acinturar bem discretamente. Mas há de se lembrar, sempre, que não se transforma uma peça 44 numa 40 e que existem certos pontos que complicam muito possíveis alterações – entre elas, a existência de forro, de muitos detalhes ou mesmo costureiras despreparadas.

No mais, como saber se o casaco realmente vestiu bem?! A costura da cava deve estar localizada logo na linha dos ombros, nem muito em cima e nem muito em baixo; com os braços flexionados as mangas, quando longas, devem terminar no ossinho do pulso; para conferência de tamanho feche o casaco/paletó e levante os braços, sendo que tal movimento deve acontecer sem dificuldade; botões, zíperes ou fechos quaisquer devem fechar, mesmo que você não vá usá-lo fechado.

Observe se a peça realmente lhe veste bem e veja o custo/benefício, levando em consideração a matéria-prima. Tecidos muito sintéticos tendem a valer menos que os naturais, que vestem melhor e pinicam menos; peças com muitos botões, recortes ou detalhes são naturalmente mais caras, mas nem por isso mais proveitosas; os clássicos são atemporais e merecem umalto investimento, assim como um perfeito corte/caimento. Seguindo certas orientações ainda é possível se dar bem nas liquidações de inverno onde as peças mais caras passam a ter preços relativamente aceitáveis, mas não compre só por comprar uma peça super pesada que vai ficar encalhada em seu guarda-roupa – lhe garantindo boas doses de arrependimento.

Gostaria de agradecer a leitora, querida, que me deu sugestão de post. E aproveito para lembrar que continuarei respondendo todas as dúvidas aqui pelo Conversinha ou por email. Aguardem que é sempre um prazer!

7 Responses to “Acertando no Casaco”

  1. Vera Rolim Says:

    Amanda, sensacional as dicas para comprar casacos.

    Aproveitando o tema, você pode falar um pouco sobre roupas de couro? (blazer, jaqueta, calça comprida, vestido, saia, etc).

    Comprei um blazer de couro marrom e quero saber como devo usá-lo.
    Obrigada!
    Bjs

  2. Vera Rolim Says:

    Fui vestir meu blazer de couro para ver se comprei certo…
    A manga ao dobrar o braço ficou no ossinho do pulso como vc falou, a cava tá certinha no ombro, comprimento ídem, com o blazer fehado levantei os braços sem problema. Perfeito!

    Esqueci de falar, o couro desse blazer tem brilho, não é fosco.
    Bjs

  3. Sil Says:

    Amandaaa, estou apaixonada pelo seu blog !!!! Estou te seguindo desde que fiz o meu e estou super feliz por ter te encontrado !!!! Otimaaass suas dicaaasss !!!!!!

    Beijos =)

  4. Amanda Medeiros Says:

    Vera, já anotei a ideia pra post!

    Sil, que bom que você gosta aqui do Conversinha… acabei de visitar o seu, comentei, e já coloquei na minha lista.

  5. Paula Vieira Says:

    Oi Amanda, obrigada por responder minha duvida. Ainda bem que eu nao comprei o casaco da C&A. :))
    Ja vi que tenho um "problema" de me entender com os tamanhos. Se provo 38 (meu tamanho normalmente) fica grande nos ombros (adorei a dica da cava) e provo o 36 fica bom na cava, mas nao fica bem quando levanto os braços. Oh ceus!! rsrs Mas sigo procurando…
    Onde moro nao tenho tanta necessidade (os cardigans quebram o galho muito bem), mas sempre tem uma viagem ou um congresso/palestra em um local com o ar-condicionado na potencia maxima, entao o casaco seria util! E agora com as suas dicas ficou mais facil de acertar no modelo ideal.
    Obrigada! Adoro o seu blog!

    Paula

  6. Li Says:

    Como sempre, tudo que vc escreve é ótimo!! Tenho a maior dificuldade para encontrar casaco! Dei um pulo na C&A e só tive tempo de experimentar o casaco preto do RL. Não caiu muito bem, mas isso não é novidade pra mim… Vou ver se com suas dicas encontro um legal! Falando em C&A, quero voltar com calma pra ver a coleção e queria te perguntar uma coisa: vc tem assistido ao Esquadrão da Moda do SBT? Como eles encontram roupas tão legais na C&A e eu não??? Será que é o olho clínico??? Queria tanto encontrar coisas legais com precinho camarada….

  7. Amanda Medeiros Says:

    Li, acho que o problema é o casaco da C&A que não veste bem ninguém… não achei uma pessoa que gostou… rsrs

    Assisti poucas vezes o Esquadrão da Moda mas posso te dizer por experiência própria que encontrar boas roupas na C&A é questão de muuuuita paciência… muita mesmo. E sorte… rsrs Mas na tv as coisas costumam ficar melhores que na vida real viu… tenho essa impressão…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: