A Compra como Investimento

Eu adoro quarta-feira porque é um dia que a Discovery Home & Health apresenta vários programas de mulherzinha, com muitas dicas de moda e dilemas sentimentais – super ligados às roupas. Tem o meu ídolo Tim Gunn (te amo!), Esquadrão da Moda, 10 anos mais Jovem, Mude meu Look é ruim! haha e Glamour Superstar não gosto, mas assisto pra falar mal. Nada melhor pra um dia de média gripe gente, eu já estou quase boa… dessa vez foi rapidinho e muito trabalho. Eu amo trabalhar assistindo televisão… acho que concentro mais. Fico mais criativa. Nossa, mas que embromação pra falar algo importante ou produtivo.


Algo que foi muito falado hoje em todos os programas foi sobre a importância de uma roupa de qualidade, mesmo que isso custe mais. É questão de investimento. Devemos pensar no resultado e na durabilidade sendo que, no fim, um peça barata se transforma num grande prejuízo – o clássico caso do ‘barato que sai caro’. 

Não oriento ninguém a comprar roupas de marca, roupas de grife… coisas badaladas, só por serem bem vistas; mas sempre lembro minhas clientes de que na maior parte das vezes as marcas consagradas costumam trabalhar com tecidos, cortes e costuras de maior qualidade já que eles possuem uma mão de obra mais qualificada e tem acesso a matéria prima de primeira linha! Claro, não dá pra generalizar pois muitas vezes marcas bombantes na semana de moda jogam nas lojas uns trapinhos caríssimos… mas, acredite em mim, é minoria. Ou seja: não se deixe levar pela fama, mas não fique com medo de um investimento alto. Pense assim… ao invés de comprar quatro peças de roupa, compre apenas duas, ou uma, ótima e maravilhosa! Será esse o ponto de partida para um guarda-roupa harmonioso e feliz onde as peças valorizam seu corpo e te deixam mais chique, refinada. 

Os fatores a serem analisados por quem busca uma roupa de qualidade são os seguintes: tecido, corte e aparência geral; isso você olha antes mesmo de experimentar a roupa. Observe se a trama do pano esta juntinha, se existem linhas soltas, se os botões estão bem costurados, se o zíper está agarrando, se a costura está torta ou afins. Pode parecer exagero mas é isso que encontro com frequência por ai, em lojas tipo, fast fashion e ai incluo a Zara. Não é exagero e nem preconceito… só tenho horror a roupa mal feita. Pronto. Proporções e caimento você analisa com a roupa no corpo, além de ver (claro) se a peça combina com seu estilo. Olhe se a peça em questão abraça suas formas e te deixa do jeito que você quer ser vista; fique atenta aos possíveis ângulos e não esqueça de ponderar sobre os ajustes – boas lojas fazem ajustes e isso só já é um bom motivo para investir numa peça mais cara.

Não é que comprar seja complicado… o que acontece é que criamos, sem querer, o hábito de escolher sem pensar; e a vida, como um todo, nos empurra a ter atitudes precipitadas já que vivemos com pressa e com vontade de resolver tudo de uma hora pra outra. Mas não, calma lá. Deixemos as compulsões de lado. Sabemos o quanto é difícil pagar as contas então façamos investimentos que nos deixem completamente satisfeitas, lindas e felizes – com menos ódio e birra da fatura do cartão de crédito.

6 Responses to “A Compra como Investimento”

  1. paula vieira Says:

    Otimo post!
    Eu tb adoro as “Quartas de Beleza” do Home and Health! rsrrs. E o Esquadrao da Moda de ontem me deixou na duvida, pq tanta implicancia com o poliester. Sei que nao é a mesma coisa que outros tecidos mais nobres, mas é tao ruim assim? Quais os tecidos “melhores” ou “piores”?
    Quando terminou o programa, corri para o programa e fui conferir minhas roupas, algumas sao de poliester, boa parte alias! Ai meu Deus, estou fazendo pessimas escolhas?!

    Amanda, o que nós devemos observar/priorizar em termos de tecidos na hora de comprar?

    Bjos

  2. paula vieira Says:

    ops, quis dizer:
    Quando terminou o programa, corri para o guarda-roupa…
    tsc tsc!

  3. thecatwears Says:

    uhn dorei as dicas
    sempre gostei de comprar o que era bonito aos meus olhos e nunca prestei atenção em todo o acabamento da peça…

    dorei
    ;*

  4. Ana Paula Says:

    Uau! Realmente, muito bom o post! Minha mãe, como a boa costureira que é, sempre me ensinou a escolher roupas de boa qualidade. Mas confesso que hoje, na correria do dia-a-dia e o desejo de ter roupitchas novas acabo indo pelo mais barato…mas acho q isso não tem sido mt bom, pois as roupas se desgastam mt rápido, ficando com aparecia de velha com pouco tempo de uso…vale a pena repensar meus hábitos néam….valeu Amanda pelas dicas!!!

  5. Nine Says:

    Mais um super post… hehehe

    Brincadeira, amo tudo o que tu escreve, menina!!! (não que concorde com tudo, claro…hehehe)

    Mas concordo plenamente em comprar uma única peça de ótima qualidade, bom caimento e super bonita do que "trocentas" que vão te durar não mais que duas lavadas… É sério. As vezes fazia isso quando ia na C&A e na Renner… E não estava me dando conta disso. Daí resolvi revolucionar, e agora compro bem aos poucos, visando tudo isso que tu escreveu… Até passo mais tempo sem comprar, porque quando compro agora, analiso muitoooo, e gasto menos (perfeito custo/benefício).

    Agora, eu assisto sempre as "Quartas de Beleza", sou vidrada no Tim, adoro A Stacy e o CLinton, e os outros assisto porque sempre se tira um suquinho de frutas ruinzinhas…hahaha

    Sabe qual é minha dúvida, Amanda, depois de tantos programas que assisti: COmo saber o que é (de fato!!!) Cashmere??? Porque todo mundo fala que cashmere é macio e tal, não "espinha" no corpo, mas e dái, quem garante que se eu chegar numa loja e pedir o tal, a vendedora vai me vender um verdadeiro cashmere.

    Beijoooo

  6. Aline Miessa Says:

    gata.. nao sei se vc sabe.. mas o site mega legal da oficina de estilo comentou essa sua materia…parabenssssssss!

Leave a Reply

