Porque ainda é um desafio ser mulher….

Durante muitas e muitas centenas de milhares de anos a mulher busca seu espaço na sociedade, tentando de forma dura e profunda firmar sua figura como alguém capaz de exercer as mesmas tarefas que seu exemplar oposto (o homem… aha). E eis que se aproxima o Dia da Mulher.

Falar que abraçamos a liberdade, que temos em nossos braços a igualdade e que somos valorizadas como merecemos é algo no mínimo ilusório. Muito mudou, as coisas melhoraram, mas ainda passam longe do padrão ideal. Queremos e podemos ter igualdade mas temos que combinar que as coisas ainda andam difíceis…

Para profissionais de certos ramos, tais diferenças são ainda mais sentidas. São nas carreiras clássicas, antigas, que a mulher ainda sofre um pouco com o peso de seu gênero. Para falar de forma clara: dentro dos escritórios, das grandes empresas, das gigantes corporações, os homens ainda dominam apesar de muitas vezes estarem abaixo da capacidade de certas colegas. Os salários da mulher ainda são mais baixos e elas ainda sofrem com olhares tortos e piadinhas maldosas. Mas, o que fazer?! Aceitar e gritar pra todos os cantos que tudo isso é cultural e não há o que fazer?! Claro que não. Existem formas de buscar seu espaço, sem cair do salto.

  • Não deixe que sua roupa testemunhe contra você. Quer ser respeitada?! Quer ser ouvida e compreendida?! Não vá trabalhar com roupas colantes, transparências, lingerie marcando ou corpo exageradamente a mostra.
  • Deixe seu momento mulherzinha vaidosa para o intervalo, evitando lixar as unhas ou retocar a maquiagem em plena mesa ou estação de trabalho. São coisas bobas como essas que geram comentários maldosos e piadinhas chatas. Controle-se e não se entregue ao impulso de dar uma rápida geral no make em pleno expediente.
  • Evite fofoquinhas e bate-papo de salão bem enquanto todo mundo ao redor está suando a camisa. Fazer amizades é ótimo, principalmente no trabalho, mas deixe suas imperdíveis considerações para o horário de almoço ou mesmo para o cantinho do café.
  • Falando em fofoquinha, não se pendure ao telefone para resolver questões pessoais – nem no seu celular, muito menos no fixo da empresa. O horário de trabalho serve para colocar em ordem, e em prática, as questões do cargo para o qual você foi contratada… então não gaste seu tempo solucionando dilemas pessoais.
  • Cumpra prazos, seja detalhista, organize-se e coloque em prática todas aquelas características femininas que são perfeitas para o campo profissional. Não dizem que as mulheres são cuidadosas com tudo o que fazem?! Então preste atenção em todos os mínimos detalhes que podem dar um grande diferencial no resultado final de seu trabalho.
É, algumas vezes podemos achar que é triste ser mulher… Mas não é estimulante o desafio de conquistar seu espaço e alcançar seus objetivos?! O caminho é longo e a estrada é perigosa…. só que nenhum possível empecilho deve lhe tirar a vontade de ser igual, e melhor, do que os homens. Vale a pena investir em você.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: