Grávida e Bem Vestida… na Praia.

A gravidez têm suas muitas vantagens: planejada ou não, é um momento de muitas alegrias e emoções. Levar a vida como de costume, durante os nove meses, é dica mais que recomendada. Sem grandes exageros, é bom conservar sua rotina e manter dentro dos planos viagens e passeios já agendados, ou não.

Para as futuras mamães que não dispensam uma praia, vários cuidados são necessários. Entre a areia, você e o mar, um bebê que mesmo sem ter nascido faz lá suas exigências. É preciso adaptar sua atitude e também seu vestuário: a roupa de banho habitual dá espaço a novos modelos, mais confortáveis e adequados para a situação.

Antes de tudo, antes mesmo de pensar em biquínis ou maios, não se exponha ao sol. Certifique-se, mais do que nunca, de estar sempre em baixo de uma grande sombrinha e abuse do protetor solar no rosto e também no corpo, para evitar possíveis manchas. Beba bastante água e alimente-se adequadamente, sem grandes exageros, pois um mal estar qualquer pode ser um enorme incomodo – ainda mais carregando aquele barrigão e longe do seu médico de confiança. É muito importante se manter hidratada e saudável durante e gestação.

Quanto ao modelo de roupa de banho, dê preferência antes de tudo as peças que possuam boa sustentação para o busto e que lhe deixem confortável. Tamanhos, modelos, estilos, tudo isso vai depender do perfil da futura mãe.

Durante as primeiras semanas, não há muito com o que se preocupar já que o corpo começa a se transformar de forma lenta; você vai perceber que apenas quando a gestação estiver mais adiantada, após o primeiro trimestre, que um novo guarda-roupa de praia (e piscina, claro) será necessário. Aí sim você terá que ir às compras… principalmente quando se pensa em mar.

Para aquelas gestantes que gostam de entrar na água, nadar e mergulhar, o maiô é a melhor opção. Por ser uma peça única ele evita certos incômodos, como ficar subindo ou descendo. Já para quem quer expor a barriga, busque uma combinação de duas peças que sejam, acima de tudo, confortáveis. Nesse momento encontrar um conjunto que sirva perfeitamente, do mesmo tamanho em ambas as partes, pode ser uma tarefa impossível! Busque lojas que lhe dêem a opção de escolher uma peça em cada tamanho para, assim, formar a dupla perfeita de traje de banho.

Quanto a saída de praia, pense em túnicas ou vestidos – perfeitos para aquelas mulheres que não gostam, e nem querem, mostrar o corpo. Já para quem quer exibir bastante o barrigão, uma calça leve e solta, combinada a uma camisa aberta, faz as vezes de conjuntinho e ainda acompanha o crescimento da barriga, sem apertar ou comprimir. Substitua a calça por short se estiver em paz com suas pernas, que sofrem com inchaço e retenção de líquidos (ainda mais em tempos de calor). Dessa forma, exiba com orgulho sua nova, e temporária, silhueta.

É bom saber que existem roupas de banho indicadas e apropriadas para gestantes. Elas carregam um pouco mais de elastano na composição do tecido, para que se ajustem melhor as formas do corpo; a modelagem já reserva espaço para acolher a barriga, marcando ao invés da cintura a linha dos seios. Ficar bem vestida de roupa de banho, deixa de ser algo impossível e passa a ser até mesmo simples. Por essa razão, talvez seja melhor buscar pelo seu biquíni perfeito numa loja de produtos próprios para futuras mamães – assim você não vai passar muita raiva no provador.

Quando for experimentar o traje, algo obrigatório e primordial, observe o elástico da peça. Veja se ele está lhe machucando; dê preferência aos modelos com elásticos grossos, que não irritam tanto a pele. Para boa sustentação, as alças do top devem ser reforçadas e as cores ou estampas discretas e delicadas. Vale a antiga regra: estampas grandes engordam, estampas pequenas emagrecem.

Assim como nas roupas para o dia-a-dia, gestantes devem abusar dos decotes em V, e evitar ao máximo tomara-que-caia. A cintura, no caso dos biquínis ou sunquínis, não deve ser exageradamente alta, mas também não pode ser de forma alguma muito baixa. Encontre o meio termo que lhe deixe segura.

Há, ainda, aqueles modelos que combinam uma espécie de camisete com tanga, sem apertar muito a barriga. Eles são menos severos que os maios e carregam o charme de mostrar um pouco de pele. Lojas especializadas em gestantes sempre possuem tais modelitos.

Enfim, vá a praia e aproveite o momento. Divirta-se com sua família, ou amigos, e lembre-se que uma boa e tranqüila gestação pede um comportamento calmo mas alegre. Nada de se privar do mundo. Faça o que tiver que ser feito, sem se esquecer das recomendações do seu médico.

Esse texto, de minha autoria, foi publicado na Revista Travessura.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: