Guarda-Roupa, Guarda-Tralha, Guarda-Tudo

Nosso guarda-roupa é parte muito importante na nossa vida. Eles guardam um pouco de nós, das nossas emoções, vontades… do que somos ou pensamos que somos. Nele costumamos colocar muito mais do que roupas – depositamos ali vários sentimentos que vez ou outra vem a tona quando descobrimos uma saia de dez ano atrás, um lenço de quinze ou mesmo um bilhetinho escondido dentro do bolso de um casaco.

Para os mais sortudos, que possuem um closet, a história não é muito diferente. Acredito que a diferença é que fica tudo ali mais escancarado, mais próximo do olhar mas os exageros acontecem do mesmo jeito – ou ainda mais.

Antes mesmo deu sonhar em fazer faculdade de moda (eu pensava em ser decoradora), eu já praticava o desapego sem nem saber o que estava fazendo. De tempos em tempos tirava tudo do armário e ía experimentando coisa por coisa… vendo o que valia a pena ou não guardar. Eu gostava, adorava e achava aquilo um ato de libertação. Com pouco tempo, fiquei mestre nas arrumações e consegui sempre, e bem, organizar todas as minhas muitas coisas em duas portas de armário. Sim. Eu só tenho duas portas e acho mais que suficiente (os sapatos e bolsas ficam noutro lugar).
Hoje 95% das minhas coisas são super usáveis, e os 5% irão embora na próxima arrumação. Aprimorei minha técnica, descobri formas de facilitar o trabalho e hoje faço isso profissionalmente. Mas, como funciona?! Vou dar as dicas, o passo-a-passo.
  • Tire tudo do seu armário.
  • Coloque as peças separadas por estilo ou função.
  • Vá experimentando as peças, e vendo caimento e qualidade da peça.
  • Separe as que estão ótimas, das médias, das ruins….
  • Fique com as ótimas, analise melhor sa médias e passe pra frente as ruins.
  • Bole uma forma de organização e, depois de limpar gavetas, cabides e prateleiras coloque tudo no lugar de forma visível e ordenada.
  • Mande as peças sujas para a lavanderia, as estragadas para a costureira e as que não servem, ou não combinam mais com você, para doação.

Simples?! Nem tanto. Requer tempo, paciência, calma e boa vontade. Para funcionar, você tem que estar afim de fazer isso e tem que ter em mente que não compensa ter coisas que não vão ser usadas! Salvo vestido de noiva ou coisas do tipo… mas isso, só se você tiver espaço…

Ainda digo mais. A gente não precisa de muita coisa!!! Não precisa mesmo! E tendo só roupas bacanas a gente vai usando tudo muito mais e as peças vão durando, durando até que ficam ruins e são substituídas. Vai dar dó?! Claro. Mas é o ciclo da vida (barango).

Um guarda-roupa organizado facilita muito a vida de qualquer pessoa. É como falo com minhas clientes: você vai polpar tempo e vai saber tudo o que tem; daí, analise o que está faltando no seu acervo e boas compras. Se libertar do passado é uma ótima forma de encontrar a felicidade. Acha que não consegue sozinha?! Eu entendo porque é difícil meeeesmo mas… eu te ajudo. Aha!

Leave a Reply

